Comissão Científica

IV SIMAF

Comissão Científica

PRESIDENTE

 

Juliana Pasti Villalba

Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas NEPP/UNICAMP, desde 2012.  Membro do Observatório da Infância e Adolescência OiA/UNICAMP. Mestra e Doutora em Saúde Coletiva pela FCM/UNICAMP; Especialista em Gestão de Redes de Atenção à Saúde pela Fiocruz e; Especialista em Administração Pública pela Unicesumar. Atuou como Diretora Técnica Adjunta da Agência Metropolitana de Campinas- AGEMCAMP por dois anos. Foi docente da Universidade Paulista, onde ministrou por 12 anos aulas relacionadas a Políticas de Saúde nos cursos de Odontologia, Fisioterapia, Nutrição e Biologia. Foi odontóloga do departamento Coordenadoria de Serviços Sociais – CSS/CECOM, órgão responsável pelo planejamento e execução de programas de promoção de saúde direcionados à comunidade da UNICAMP por 18 anos.

 

 

AVALIADORES

 

Andrielly Darcanchy

Psicóloga e Bacharel em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Atua como psicóloga na Prefeitura Municipal de Osasco, desde junho/2015. Colaborou com a implementação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora – Canguru, em 2019, no qual é Coordenadora Técnica atualmente. Atuou por 04 anos em SAICAs de administração direta do mesmo município, tendo colaborado também com a implementação do Programa Laços – Apadrinhamento Afetivo, entre 2017 e 2019. Atualmente pesquisa o Acolhimento Familiar, em seu mestrado, sob orientação da Profa. Dra. Mariana Prioli Cordeiro, no IP-USP. Entre 2012 e 2013 pesquisou “Discursos sobre o Projeto Nova Luz” em sua Iniciação Científica, com a Profa. Dra. Sandra Maria Patrício Ribeiro, na mesma instituição, recebendo bolsa vinculada ao CNPq.

 

Andréa Santos Souza

Promotora de Justiça desde janeiro de 1988, tendo trabalhado nas comarcas de Jaboticabal, Miguelópolis, Itapira, Mogi Guaçu e atualmente em Campinas, sempre com atribuição na área da infância e juventude. Mestre em Filosofia (Ética) pela PUC Campinas, Mestre em Direitos da Criança pela Faculdade de Direito da Universidade de Fribourg (Suíça).

 

Cibele Yahn de Andrade 

Socióloga, pesquisadora do NEPP Núcleo de Estudos de Políticas Públicas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com atuação prioritária na área social, em especial avaliação de programas e projetos e medição de desigualdades em educação. Funções atuais: Edição do Caderno de Pesquisa NEPP e Coordenação do Programa de Formação de Estagiários e Bolsistas do NEPP.

 

Denise Andreia de Oliveira Avelino

Doutora e mestre em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa, graduada em Direito e Serviço Social. Atualmente ocupa o cargo de Coordenadora Geral de Defesa dos Direitos da Criança do adolescente da Secretaria Nacional dos direitos da Criança e do Adolescente do MMFDH. Participante do Grupo de Pesquisa Contextos da Infância, adolescência e juventude e sua Inter-Relação na Família e na Sociedade da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência como consultora, assessora e facilitadora nas áreas de direito da criança e do adolescente, acolhimento institucional e familiar, rede socioassistencial e SGDCA. Atua também como palestrante em conferências, seminários e congressos acadêmicos sobre a política de assistência social e política da infância.

 

Júlia Salvagni

Graduada em psicologia pela Universidade de Brasília, é psicóloga clínica e atua desde 2012 na rede de acolhimento de crianças e adolescentes do Distrito Federal. Atualmente coordena o Serviço de Família Acolhedora do Aconchego/DF. Compõe o Movimento Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitária e a Coalizão pelo Acolhimento em Família Acolhedora. Mestre em Direitos Humanos e Cidadania (UnB) e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia escolar e do Desenvolvimento (UnB).

 

Juliana Fernandes Pereira

Psicóloga pela USP, Mestre em Psicologia pela UnB, com estudo na área do direito à convivência familiar e comunitária. Especialista em Gestão pela FGV. Servidora Pública Federal, lotada, desde 2006, na Secretaria Nacional de Assistência Social, do Ministério da Cidadania, onde ocupou diferentes funções e desde 2012 é Assessora. Nesse período, participou, representando a Secretaria Nacional, de diversas agendas relativas ao direito à convivência familiar e comunitária, como elaboração, avaliação e atualização do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária; elaboração das “Orientações Técnicas: Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes” e das “Orientações Técnicas para Elaboração do Plano Individual de Atendimento (PIA) de Crianças e Adolescentes em Serviços de Acolhimento”; sistematização das contribuições do Brasil às “Diretrizes de Cuidados Alternativos à Criança”, das Nações Unidas; do grupo articulado pelo CONANDA que elaborou subsídios para a redação do Substitutivo que deu origem à Lei nº 12.010/2009. Pela SNAS/MC também tem contribuído tecnicamente na análise de projetos de lei que alteram o ECA na matéria do direito à convivência familiar e comunitária.

 

Lara Naddeo

Psicóloga clínica, formada pela PUC de São Paulo, fez mestrado em intervenção psicossocial pela Universidade de Barcelona, e é pós-graduanda em psicanálise na perinatalidade e parentalidade pelo Instituto Gerar. Há 10 anos atua no universo do acolhimento de bebês, crianças e adolescentes através do seu trabalho no Instituto Fazendo História. Lara faz parte da Coalizão pelo Acolhimento em Família Acolhedora e é co-autora do Guia de Acolhimento Familiar.

 

Leniter dos Anjos Sertório

Mestra em Serviço Social (PUC-SP), graduação em Serviço Social (PUC Campinas). Curso de Aperfeiçoamento de Trabalho Institucional com Famílias – PUCCAMP. Curso em Disciplinas de Análise Institucional pela UNICAMP. Assistente social, coordenadora e diretora na Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Campinas, atuando na política de assistência social, com metodologia de trabalho com famílias, em Serviços da Proteção Social Básica e Especial de Média e Alta Complexidade do Sistema Único da Assistência Social-SUAS, além de conselheira no CMAS e CMDCA. Assessora em programas sociais da Sanasa – Campinas, representando a empresa no Comitê para a Primeira Infância, que elaborou o Plano para a Primeira Infância Campineira.

 

Luciana Cassarino-Perez

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2008), Mestre (2013) e Doutora (2018) em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Vinculada ao Grupo de Pesquisa em Infância, Juventude e Comunidade (Universitat de Girona). Atualmente é docente do curso de Psicologia – Escola de Ciências da Vida, na PUCPR. Possui experiência nas áreas de Psicologia Positiva, Psicologia Comunitária e Psicologia do Desenvolvimento. Atua como pesquisadora nos seguintes temas: resiliência, bem-estar subjetivo, desenvolvimento humano em contextos de vulnerabilidade, acolhimento institucional e familiar e promoção de saúde.

 

Maria Isabel Monfredini

Assistente Social Aposentada do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; Professora Universitária; Mestre em Economia Social e do Trabalho pelo Instituto de Economia da Unicamp; Doutora em Educação na Área de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais pela Faculdade de Educação da Unicamp. Principais temas de atuação: política social, política de assistência social, sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente e temas sócio-jurídicos (adoção, acolhimento institucional e familiar, maus-tratos infantil, reconhecimento de paternidade, violência contra a criança e adolescente, guarda, tutela, conselho tutelar, conselho de direitos), entre outros, afetos à criança e ao adolescente e à família.

 

Natália Capristo Navarro

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestra em Educação e graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Atuou como docente e supervisora de estágios do curso de Psicologia da Unimep e da Anhanguera de Piracicaba-SP. Coordenou o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora de Piracicaba (SAFA) e o Grupo de Apoio à Adoção de Piracicaba (GAAP). É pesquisadora do Núcleo de Tradução, Estudos e Interpretação das obras dos representantes da Teoria histórico-cultural (Nuthic – UFF), desenvolvendo pesquisas sobre acolhimento familiar. Atua também como supervisora técnica na política pública de assistência social com foco em acolhimento e adoção.

 

Pedro Hartung

Diretor de Políticas e Direitos das Crianças do Instituto Alana. Doutor em Direito do Estado pela USP com doutorado sanduíche em 2017 e Pesquisador Visitante no Child Advocacy Program pela Harvard Law School. Membro do grupo de trabalho da UNICEF sobre Governança de dados pessoais de crianças. Pesquisador visitante do Max-Planck-Institute de Direito Público de Heidelberg/Alemanha. Docente e membro do Painel Técnico do Curso de Liderança Executiva do NCPI/Harvard.  Foi Conselheiro do Conanda – Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (2012-2016) e professor coordenador da Clínica de Direitos Humanos Luiz Gama da Faculdade de Direito da USP. Integrou em 2017 a equipe do Legal Policy Office do Alto Comissário das Nações Unidas para Direitos Humanos (OHCHR/ONU), em Genebra.

 

Renato Augusto Franklin

Bacharel em Direito e pós-graduado em Gestão de Negócios, com mais de 10 anos de experiência no campo da assistência social, tendo transitado por diversas instâncias gestoras e deliberativas até então. Atuou como Assessor de Gabinete da Secretária Municipal de Assistência Social de Rio Claro/SP (2010-2016), como Gestor da unidade da Fundação CASA/SP (2016-2021) e presidiu o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA de Rio Claro/SP. Atualmente é Coordenador de Programas na Fundação FEAC, liderando o Programa Acolhimento Afetivo.

 

Stella Maria Barberá da Silva Telles

Estatística e doutora em Demografia pela Unicamp. Atualmente é pesquisadora no NEPP Núcleo de Estudos em Políticas Públicas, da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de políticas públicas e população, atuando principalmente nos temas desigualdades no acesso à educação e à saúde e avaliação de políticas sociais.  Atualmente é membro do Comitê Intersetorial do Plano Municipal pela Primeira Infância do município de Campinas e coordenadora do Observatório da Infância e Adolescência da Unicamp – OiA.